domingo, 1 de maio de 2011

Segurança

Tenho lido algumas coisas que me deixaram algo preocupado já que vou entrar neste mundo do aeromodelismo.

A primeira tem a ver com as baterias. Não faltam avisos de cuidado porque as baterias do tipo LiPo podem explodir e causar acidentes graves. Vi alguns vídeos no YouTube sobre o assunto, tipo este, que é bastante informativo se conseguirem suportar a voz do locutor:



Parece-me que sim, é caso para ficar atento, mas com algum cuidado e acima de tudo respeito pelo material não deverá haver problemas. Já decidi que carregar baterias só na garagem e mesmo assim sobre supervisão minha. Tenho sempre um extintor na garagem para o que der e vier, espero nunca ter de o usar. Acho que não vale a pena, pelo menos para já, avançar com a compra de um daqueles sacos especiais para carregar baterias. Pelas reviews que li parece que nesse campo há de tudo, desde os bons e caros aos que não protegem nada.

O outro ponto da segurança que me preocupa mais são as hélices. Parece que aquilo é forte o suficiente para cortar um dedo fora, fazer uns golpes bem fundos num braço ou na cara ou vazar uma vista. Ora ai sim já encontro razões para ficar preocupado! Chamem-me mariquinhas, mas a minha primeira decisão neste campo é que testes com hélices só quando já tudo estiver bem testado sem elas, e usando uns óculos de protecção. Depois vou tentar que a primeira versão do quadcopter tenha algum tipo de protecção para as hélices, tipo isto que encontrei num blog chinês:



Não faço ideia se resulta, se tem algumas desvantagens mais ou menos óbvias, mas estou determinado em tentar. O pior que pode acontecer é não funcionar correctamente, mas se o Ar.drone tem protecções para uso dentro de casa, muito mal não devem fazer...

Sem comentários:

Enviar um comentário