segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Arduino chegou... mas...

Chegou o Arduino! Mas a alegria foi de pouca dura...

Veio numa embalagem anti-estática, bem acomodado. Infelizmente começou logo mal: este Arduino era verde e claramente um clone. Oh well, não deverá haver problema. Ou haverá?


Boa surpresa: já vem com uns headers soldados! Boa, não preciso de comprar uma breadboard.


Rapidamente saquei o IDE do Arduino do site oficial e toca a experimentar o upload de um programa ("sketch", como eles lhe chamam) básico que faz piscar um LED na board. Fiz as ligações:


E toca a experimentar, seguindo a receita do site oficial:


E eis que surgem os primeiros problemas. Não consigo fazer upload de nenhum programa, dá o erro que podem ver na imagem abaixo:



Farto de procurar na Internet sobre as causas do erro lá chego à conclusão que é preciso uma pontaria fenomenal para conseguir carregar no botão de reset na altura correcta, neste caso logo após o início do upload. São para ai uns 2 segundos de oportunidade. Mas mesmo assim, nada feito, dá um erro de protocolo e não acaba o upload, a board fica com o LED vermelho a piscar. Ah, isto é mais um sinal de que é um clone, no original o LED é amarelo.

Já contactei o vendedor a pedir explicações, mas depois disso reparei nesta frase no site MultiWii:

Note that is is also possible to use other Arduino cards if they include an Atmel 328p running at 16MHz: Arduino nano , Arduino pro, Arduino Duemilanove.

Damn. Este Arduino Pro Mini tem um Atmel 168... pelo que percebi o problema está no tamanho do software, que não cabe num Atmel 168, por isso lá vou ter eu de desembolsar mais uns trocos e comprar outro. Mas sinceramente acho que desta vez vou comprar antes um Arduino Uno, daqueles já com um kit com uma breadboard, leds e botões para poder fazer experiências antes de simplesmente fazer upload do software de controlo do quadcopter.



Sem comentários:

Enviar um comentário